terça-feira, 16 de junho de 2015

Atitudes Sustentáveis Que Educam - [Parte I]

Por  Josi Gomes Barros


COMO FAZER UMA HORTA EM VASOS


A vida no campo me fascina - a simplicidade, a calmaria, a terra, sua generosidade, e, principalmente as doces lembranças de quem viveu uma infância marcada por grandiosos momentos.

Acompanhávamos as  plantações de milho e feijão, como um verdadeiro ritual.Quando criança, éramos levados a participar de todo aquele processo. E sempre me encantava,  ao ver aqueles enfileirados canteiros, prontos para receber as sementes, e deixar aquela paisagem ainda mais bela.

Meu pai, sabiamente distribuía para cada um dos seus 06 (seis)  filhos, uma sacolinha de sementes, e a instrução era sempre a mesma:
- Coloque em cada canteiro três sementinhas – dizia ele.

Ficava intrigada, e me perguntava. Como pode três sementinhas, apenas três sementinhas,  transformar – se  naquela maravilha?

Adorava o cheirinho de mato e aquelas gotas de orvalho refletida pelos primeiros raios de sol, cena essa que eu só podia contemplar lá pelas 04:00h da manhã, quando o acompanhava para ordenhar as vacas.

Mas a vida urbana, e todos os afazeres, me fizeram distanciar dessa rotina. Embora, sempre que posso dou uma escapadinha , e como diz o ditado popular,     “ filho de peixe, peixinho é”. Minha filha Júlia, também curte este contato com a natureza, e me acompanha feliz da vida.

Todavia, não perco a oportunidade de motivá-la, por isso, passamos a frequentar as floriculturas, um lugar muito agradável, onde podemos apreciar uma variedade incrível de plantas, flores e hortaliças. Além de conhecer pessoas interessantes e trocar grandes ideias.

Foi a partir dessas visitas que passamos a cultivar hortas em vasos, uma prática sustentável além de muito saborosa.

A prática de cultivar seu próprio alimento vem se popularizando, pesquisas revelam que um quarto dos britânicos desenvolvem esta prática.

Além dos motivos acima relacionados, existem outras razões que justificam este hábito, por exemplo, as mudanças climáticas, aumento dos preços dos alimentos, o uso indiscriminado dos agrotóxicos, epoder comer um alimento  saudável.

Em especial no meu caso, a  adorável companhia de minha filha.

Esqueçam as desculpas, aqueles que cultivam hortas em vasos, normalmente moram em pequenos ou grandes centros urbanos, e vocês virão a seguir, que é muito simples.

Vou iniciar com uma boa sugestão  de leitura - um livro que nos ensina exatamente como cultivar, “Hortas em vasos- 30 projetos passo a passo para cultivar hortaliças, frutas e ervas ”de Kay Maguire da Ed. Senac.

O livro nos ensina como planejar uma boa colheita- descrevendo os vários tipos de vasos que poderemos utilizar, relaciona o kit essencial para hortas em vasos, e, nos explica a importância dos substratos, fertilizantes, material de drenagem, cobertura morta, como escolher e comprar sementes, como implantar todos os tipos de culturas, como nutrir e proteger as plantas. Nos fala também, sobre a irrigação a colheita e o armazenamento de mudas.

Mas, caso queira começar agora, você poderá ir a floricultura mais próxima, selecionar algumas mudas de hortaliças que você mais gosta, adquirir alguns vasos de cerâmica ou aqueles de plástico, normalmente vendido no mesmo estabelecimentoque baratinho. Ou se preferir, verifique se tem algum recipiente que você possa utilizar como vaso.

Compre uma quantidade ideal de terra já preparada, argila expandida ou pedrinhas, e pronto, agora é só regar e  colocar no sol por pelo menos 03 horas diárias.


Como Fazer Uma Horta Em Vasos
                                  http://goo.gl/wqFlZH

0 comentários:

Postar um comentário

Redes

FacebookEmail